A integridade das pessoas nas empresas – Soulan Recursos Humanos

A integridade das pessoas nas empresas

etica no trabalho consultoria de recursos humanos
0

Acredito ser bastante oportuno falar sobre a importância do comportamento das pessoas nas organizações num momento em que somos diariamente bombardeados pelas revelações dos desvios de dinheiro e de conduta dos investigados na Operação Lava Jato. Ali estão sob suspeita não só políticos como também executivos de companhias privadas e ex-funcionários da mais relevante empresa nacional – a Petrobrás.

As firmas de modo geral têm a preocupação de contratar e manter em seu quadro de pessoas os melhores profissionais seja do ponto de vista da formação técnica assim como comportamental, pois a combinação desses atributos faz de fato diferença no desempenho do negócio auxiliando a execução eficaz da estratégia gerando crescimento e lucratividade.

O sucesso do negócio depende então da qualificação do seu grupo de profissionais e do “modo de ser” destes no dia a dia quanto a aspectos ligados à ética; integridade; transparência; companheirismo e dedicação.

Integridade significa guiar suas ações com lisura e disciplina obedecendo aos processos existentes e em aderência aos valores e ao código de conduta da empresa além de não compactuar com qualquer desvio de comportamento que possa causar prejuízo às ditas partes interessadas: acionista; cliente; fornecedor; empregado; governo e comunidade.

As áreas de Recursos Humanos das organizações têm papel relevante no reforço da mensagem do comportamento ético e íntegro a todos os funcionários. Isso deve ser feito regularmente e de modo planejado. Por outro lado cabe ao líder “liderar pelo exemplo” significando agir com absoluta integridade. Adicionalmente o líder pode e deve atuar junto a sua equipe, observando atitudes e ações e sempre que necessário orientando-as. Às vezes uma medida disciplinar contra algum funcionário que apresentou comportamento inadequado precisa ser tomada e nesse caso não pode haver dúvida ou titubeio em sua execução.

Muitas empresas dispõem de mecanismos de “denúncia” interna para desvios de comportamento. Esse canal de comunicação é extremamente importante não só para esclarecer dúvidas com investigações sobre o caso relatado como permite inibir má conduta e/ou ainda punir eventual deslize.

O outro lado do tema da integridade é a importância para a motivação das pessoas quando estas se sentem pertencentes a uma companhia cuja reputação no mercado é indiscutível e no seu ambiente interno existe absoluta confiança no comportamento de seu quadro de dirigentes. Sendo esse o caso pode ter certeza que o funcionário estará confortável em convidar um amigo para lá trabalhar. Você não faria isso?

É fato que as empresas só têm a ganhar ao compor um quadro de pessoas que zelam pela integridade e ética. Faz bem!

E você pode perguntar: e se na empresa em que trabalho eu observo falta de integridade das pessoas ou desvio de comportamento de algum de seus líderes? O que faço?

Você pode denunciar mesmo que não haja um canal formal para tanto, ou se percebe que em nada vai resultar a melhor decisão é procurar outro ambiente para exercer sua profissão. Não há como negociar integridade!

José Rubens Vicari
Administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), pós-graduado em Finanças pela mesma Instituição. Concluiu MBA em Governança Corporativa na FIPECAFI. É Conselheiro de Administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Fez carreira na área de Finanças, chegando à função de Diretor Financeiro. Soma quase vinte anos de experiência na posição de Direção Geral e CEO de empresas do segmento automotivo

Adora e tem experiência no mercado de luxo? Então esta vaga pode ser para você! São duas posições, em Brasília e Curitiba, para trabalhar em multinacional e-commerce referência em moda nacional e internacional. Veja os requisitos e candidate-se hoje mesmo: vagas.com.br/v1743714 (Curitiba) e vagas.com.br/v1743635 (Brasília). ... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

Negociar faz parte de qualquer atividade profissional. Confira uma matéria que ensina “truques mentais” que podem ajudar você em uma negociação (até mesmo de salário!): bit.ly/PoderdeNegociar ... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

Ainda não se inscreveu para participar do Programa Trainee Cremer 2019? Então corre! Estamos procurando jovens que tenham potencial para se tornarem futuros líderes na maior empresa brasileira de produtos de saúde. Acesse: traineecremer.com.br/2019/

#trainee #traineecremer
... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

5 dias atrás

Soulan Recursos Humanos
Veja no Facebook

 

EMPRESA ALTAMENTE RECONHECIDA