Aumente as chances de ser efetivado em um trabalho temporário

In the Electronics Store Consultant Gives Professional Advice to a Young Woman, She Considers Buying New Tablet Computer and Needs Expert Opinion. Store is Modern, Bright and Has all the New Devices.
0

Por Taís Rocha de Souza, Diretora de Operações do Grupo Soulan

No último mês, a taxa de desemprego no país apresentou leve queda, porém ainda são 13 milhões de pessoas desempregadas. O fim do ano é conhecido também como o mais representativo na abertura de vagas de trabalho temporário, principalmente na indústria e no varejo.

Alguns podem pensar que de nada adianta abrir vagas sazonais, se passada a época das Festas o desemprego retorna e voltamos à estaca zero, mas não é bem assim. É exatamente nesse período que as empresas começam a projetar a abertura de novos postos fixos, baseadas nas perspectivas econômicas para o ano seguinte.

Por isso, aproveitar a oportunidade de estar num trabalho temporário para se destacar e conseguir uma efetivação deve ser a meta dos profissionais temporários, afinal não há melhor momento para demonstrar suas competências e habilidades do que no dia a dia do trabalho, não é mesmo?

Com base em minha experiência de mais de 20 anos na área de recursos humanos, destaco quais atitudes e habilidades podem aumentar as chances de efetivação de um profissional temporário.

Vamos a elas!

Tenha proatividade – Ser proativo é importante em qualquer situação, mas quando se trata de um trabalho temporário, o profissional deve estar ainda mais atento a essa postura. Ele deve ser prestativo com os colegas de equipe, demonstrar interesse em aprender coisas novas etc. Se dirigir para a ação é um grande diferencial. Mostrar interesse e dinamismo reafirma sua determinação em querer fazer parte da equipe.

Cultive bons relacionamentos – Essa é uma característica bastante privilegiada no dia a dia do trabalho. Relacionar-se bem com colegas, superiores, clientes e parceiros, permite destacar o profissional em relação aos outros colegas da equipe e pode indicar ao chefe que mantê-lo na empresa vale a pena.

Fique longe de fofocas – Os temporários não devem se envolver em fofocas, em conversas paralelas que são relacionadas às atividades diárias. Se você vir algum colega falando mal de outra pessoa, não compactue com essa atitude.

Conheça a cultura da empresa – Entender em qual cultura você está inserido é muito importante para seu desenvolvimento. Procure saber como a empresa funciona, quais são seus propósitos, como funcionam os processos internos, observe como as pessoas se comunicam e siga a mesma linha. E mesmo para os tímidos, a comunicação é muito importante! Aproveite as oportunidades para se comunicar mais, pois só assim poderá ser percebido e reconhecido, não só pelo chefe, mas também pelos colegas de equipe.

Seja curioso – Se tem alguma ferramenta que o temporário ainda não conhece, deve aproveitar a oportunidade para ampliar seus conhecimentos sobre ela. E no caso do profissional se identificar com alguma atividade que não está diretamente ligada ao trabalho para o qual foi contratado, pode exercitar sua curiosidade, pois tem uma excelente chance de aprender coisas novas.

Em resumo, no cenário atual muitos almejam uma oportunidade no mercado de trabalho, e aqueles que a conseguem – mesmo sendo para uma vaga temporária – não podem se acomodar e devem aproveitar o momento. E seguindo essas dicas, as chances de obter sucesso na forma de uma contratação efetiva podem aumentar.

Mas se por acaso você não conseguir a efetivação agora, não desanime. Continue perseverando em sua busca e lembre-se de que o mais importante em qualquer trajetória é o aprendizado obtido no caminho.

EMPRESA ALTAMENTE RECONHECIDA