Cargos e Salários

cargos-e-salarios
0

Estruture a remuneração de sua empresa e obtenha ganhos de performance, equilíbrio interno e redução de riscos trabalhistas.

Gestão de Remuneração

A gestão de remuneração consiste num conjunto de medidas e políticas que estabelecem harmonia, equilíbrio e sentimento de justiça aos colaboradores de uma mesma organização, valorizados sobretudo pelos sensos de racionalidade, impessoalidade e profissionalismo.

Entender qual é o papel e o peso de cada cargo para cada setor, bem como estabelecer critérios proporcionais de reconhecimento e de incentivo à performance e aos resultados, além de eliminar conflitos comuns de inversão e equiparação salarial (Art. 461 da CLT), fazem parte deste estratégico e complexo subsistema de RH.

O Grupo SOULAN, através de sua divisão de cargos e salários, ajudará sua empresa a desenhar e implantar o plano ideal de remuneração aos seus colaboradores.

Plano de Cargos e Salários

Realizamos o plano completo de cargos e salários para sua organização, envolvendo:

  • Mapeamento de áreas, gestores e funções – estudos iniciais e planejamento, sob a visão dos gestores de área e entendimentos de sua estrutura, identificando os cargos e hierarquia atualmente existentes.
  • Elaboração dos perfis de cargos – levantamento das informações de cada função para elaboração das descrições, estruturados conforme alinhamento com o RH, revisando e propondo nomenclaturas, posicionamentos hierárquicos e informações que serão contempladas nos perfis de cargos.
  • Classificação dos cargos – Definição dos critérios técnicos de rankeamento que determinarão os posicionamentos hierárquicos dos perfis validados, por meio de cálculos matemáticos e/ou comitês de discussão, visando o escalonamento correto dos grupos de cargos, por peso e valência.
  • Pesquisa de remuneração – momento de especulação do mercado, para obtenção de dados sobre a remuneração total (salários fixo e variável e benefícios) dos cargos-chaves identificados na estruturação dos cargos, realizada na etapa anterior.
  • Tabelas salariais – com base na pesquisa de remuneração, alinha-se os salários de forma proporcional aos grupos de cargos já validados, conforme interesse da empresa em posicionar-se acima, na média ou abaixo da realidade salarial praticada no mercado, para definição dos salários iniciais e evolução dos seus steps.
  • Proposta de enquadramento – a partir da tabela de cargos e salários elaborada, serão apresentados estudos e simulações ao RH e Diretoria, que proporão o enquadramento dos salários defasados ao custo da folha de pagamento, com opções de migração imediata ou gradual.
  • Política de Cargos e Salários – etapa de encerramento do projeto e entrega do manual de cargos e salários, para continuidade e perpetuação do plano sem dependência da consultoria, com a capacitação de um consultor interno, escolhido pelo RH.

 

Descrições de Cargos

Conhecer em detalhes as funções da sua empresa e saber o papel de cada posição, obtendo um estruturado entendimento do seu organograma. Neste projeto, levantaremos junto aos gestores e ocupantes de posições, por meio de entrevistas e preenchimento de formulários, todas as informações que servirão de base para construção das descrições de cargos, considerando os seguintes aspectos: sugestão de nomenclatura, resumo do cargo, escolaridade, reporte, atribuições e responsabilidades, conhecimentos técnicos, competências comportamentais e habilidades.

Pesquisa de Salários e Benefícios

Entender o mercado para adequação das estratégias de remuneração e tomadas de decisão. Com este importante relatório, sua empresa obterá informações referentes ao modelo de contratação do colaborador e sua hierarquia, dados de salário base, benefícios, políticas de comissionamento, participação nos lucros e resultados (PLR), pagamentos de bônus, gratificações e demais acertos contemplados em sua remuneração, abrangendo a região, o porte e o segmento de interesse.

Remuneração Variável

A política de remuneração variável, quando bem implantada e conduzida, representa à organização um ganho de produtividade e desempenho financeiro muito positivos.

Atrelar metas e objetivos de forma individual, por área ou por resultado geral da empresa, são os meios possíveis de projetar e gerir estes ganhos, podendo ser aplicados pelos seguintes critérios de recompensa:

  • Comissão de vendas
  • Prêmios e incentivos
  • Bônus e gratificações
  • PLR – Participação nos Lucros e Resultados (ou PPR)
  • Participação acionária / stock options

Principais vantagens competitivas e de alto valor agregado à gestão de recursos humanos:

  • Incentiva a busca de qualidade total
  • Melhora o conjunto da produtividade
  • Alavanca uma redução geométrica dos custos e despesas
  • Reforça os valores culturais da empresa
  • Incentiva a participação individual e coletiva nos ciclos PDCA (projetos)

Entre em contato e converse com nossos especialistas sobre a atual política de remuneração de sua empresa!

EMPRESA ALTAMENTE RECONHECIDA