Clima Organizacional

clima
0

Quem não gostaria de trabalhar em uma empresa que tenha um ótimo ambiente de trabalho, onde o profissional se sinta confiante, com oportunidade de se desenvolver e dar o seu melhor?

Creio que todo profissional sonhe com essa situação. Esse ambiente de trabalho é o que chamamos de clima organizacional. O clima organizacional é uma questão de suma importância para qualquer organização uma vez que ele está entre os principais pilares para o crescimento de uma empresa, por uma razão muito clara:

Clima Bom > Colaboradores Engajados > Valorização do Trabalho > Clima Inovador > Vantagens Competitivas > Geração de Valor para o Negócio

É claro que um bom clima por si só não traz inovação, mas sem um bom clima na empresa você não faz inovação. Inovação é um diferencial competitivo para qualquer negócio, e quem inova são pessoas e não máquinas.

Na prática, como as empresas podem trabalhar e inserir um bom clima organizacional?

Uma das formas mais praticadas e eficientes é através de uma pesquisa de clima, também chamada de pesquisa de engajamento.

A pesquisa é feita de modo que as pessoas não se identifiquem e ela verifica como está a motivação/ engajamento dos colaboradores da empresa. Permite visualizar pontos de atenção e descontentamento dos colaboradores. É uma ótima ferramenta para que os gestores verifiquem se as práticas de gestão e desenvolvimento humano estão gerando contentamento das pessoas que as utilizam no dia a dia. É um momento valioso para a empresa em que ela se prepara e se dispõe a ouvir seus colaboradores e compreender a percepção que eles têm sobre a organização.

A cada resultado da pesquisa de clima, é fundamental o departamento de gestão de pessoas analisar profundamente os resultados obtidos e propiciar de forma pontual com os líderes as mudanças a serem trabalhadas por toda a empresa. A liderança tem que estar muito comprometida com essa questão e conta com a parceria do departamento de gestão de pessoas para a implementação das ações. Um bom clima é um investimento para a empresa, não um custo.

Toda empresa, pequena, média ou grande, deve estar muito atenta a essa questão, pois os resultados alcançados são substanciais. Cito um dado estatístico para ilustrar: entre 1997 e 2005 as Melhores Empresas para trabalhar no Brasil apresentaram retorno 170% acima do Índice Ibovespa e rentabilidade do patrimônio líquido de 17,8%, resultado 11,3% superior à média das 500 Maiores Empresas do Brasil (Fonte: Estudo conduzido pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – EAESP-FGV).

BENEFÍCIOS DA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
– Aumenta a produtividade
– Diminui a rotatividade
– Diminui absenteísmo
– Cria um ambiente de trabalho seguro e inovador
– Eleva o índice de motivação dos colaboradores
– Tem-se uma valiosa ferramenta para a tomada · de ações que trarão resultados para a sua empresa
– Melhora o trabalho em equipe
– Valoriza o trabalho das pessoas
– Aumenta a participação de todos os colaboradores
– Valoriza a empresa
– Gera valor

ASSUNTOS ABORDADOS NA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONA
– O trabalho em si
– O engajamento com a missão e os valores
– Relacionamento interpessoal
– Integração setorial
– Comunicação interna
– Trabalho em equipe
– Estilo gerencial/ lideranças
– Desenvolvimento profissional
– Políticas de recursos humanos (salários, benefícios e outras)
– Imagem da empresa perante seus colaboradores
– Condições do ambiente de trabalho
– Outros assuntos de interesse ou necessidade da empresa

Rossana Rosellini Noronha
Coach e consultora associada da SOULAN, Diretora da Balaio de Gente Gestão Empresarial, uma consultoria dedicada à gestão de pessoas.

O Ministério do Trabalho acaba de lançar novos serviços para facilitar a vida do trabalhador brasileiro, entre eles a Carteira de Trabalho Digital. Veja todos os detalhes aqui: bit.ly/PacoteMedidasTrabalhador ... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

Você merece ser feliz! Veja neste artigo quais são as armadilhas que impedem você de trabalhar com satisfação e se realizar em seu emprego: bit.ly/SejaFeliznoTrabalho ... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

Escritórios abertos são tendência em todo o mundo. Mas eles realmente são benéficos para a produtividade? Confira algumas questões interessantes sobre o tema: bit.ly/plano-aberto ... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

Reuniões são momentos para avaliar e planejar estratégias, mas precisam ser práticas e objetivas. Veja neste artigo dicas simples para ter mais produtividade: bit.ly/reuniões-de-sucesso. ... Veja maisVeja menos

Veja no Facebook

EMPRESA ALTAMENTE RECONHECIDA