O que o fato de a Apple e o Google não exigirem mais diploma muda na sua vida?

Young creative business people meeting at office.
0

Por Marcelo Souza, Sócio-Diretor do Grupo Soulan.

Recentemente, o “mundo do RH” se agitou com a notícia publicada no Glassdoor de que mais de 15 empresas passaram a não exigir o diploma de nível superior de candidatos às suas oportunidades de emprego, incluindo a Apple e o Google. O que isso realmente muda na sua vida?

Antes de responder à questão, devemos ter claro que essa é uma mudança nas unidades norte-americanas dessas empresas, mas que certamente vão ditar uma tendência para as filiais em outros países, inclusive no Brasil, impactando, em um futuro breve, o mercado como um todo.

Outro ponto que devemos ressaltar é que o fato de não exigirem um diploma não significa que as empresas não farão mais nenhuma exigência com relação ao conhecimento dos profissionais. Muito pelo contrário, com essa proposta, o que elas demonstram é que o diploma deixa de ser sinônimo de conhecimento, e esse terá de ser comprovado na prática, tanto durante o processo seletivo quanto no dia a dia do trabalho.

Além do mais, essas empresas já compreenderam que, em um mundo em constante transformação e com uma série de diferentes formas de se adquirir conhecimento, o mais importante não é “onde” ou “de que forma” o profissional adquiriu esse conhecimento, mas sim se ele realmente consegue desenvolver suas atividades, e principalmente se tem a capacidade de colocar todo conhecimento em prática.

Com essa decisão, essas empresas passam a dar maior importância não ao que você sabe, mas à sua capacidade de perceber o que precisa aprender e sua disposição para isso – o chamado learn agility, que está diretamente relacionado à flexibilidade cognitiva –, uma das principais competências necessárias aos profissionais do futuro, segundo o World Economic Forum.

Ou seja, a decisão mostra que, tão importante quanto o que sabemos, é conseguir colocar em prática todo conhecimento adquirido, além de nossa capacidade de perceber as mudanças ao nosso redor para entender o que precisamos aprender, de forma que possamos apoiar as empresas a estarem sempre atualizadas.

Na prática, essa atitude nos remete à Teoria da Evolução de Darwin, segundo a qual não é o mais forte ou o mais inteligente que sobrevive, mas sim o mais adaptável!

E você, está preparado para se adaptar a essas mudanças?

E se estiver interessado em conhecer sua inteligência cognitiva, fale com um dos nossos especialistas no telefone (11) 3040-2299 ou pelo WhatsApp, (11) 99215-8310, e peça uma demonstração em no site da Thomas International.

EMPRESA ALTAMENTE RECONHECIDA