Pressões no Trabalho – Conviver com Competência

pressao no trabalho
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É muito comum nas seções de coaching ouvir pessoas justificando seus erros criticando aqueles que direta ou indiretamente interferem nas suas atividades cotidianas.

Algumas frases que escuto frequentemente são:

“Com o chefe que tenho é impossível fazer melhor”;

“As políticas da empresa são os meus maiores obstáculos para atingir os resultados”;

“É preciso muita paciência para aturar nossos clientes”,  etc.

São comentários que aparentemente e erroneamente dão algum conforto mental para quem os pronuncia , como se fosse possível conviver no contexto profissional sem chefes , politicas ou clientes.

Uma das primeiras questões colocada pelo coach diante de tais comentários, inevitavelmente é: O que deve ser feito por você para compreender e enfrentar essa realidade?

A verdade é que as pessoas num ambiente de trabalho priorizam mais as pressões externas que recebem e menos suas reações comportamentais diante delas.  Reações como “eu estou certo, eles estão errados” deixa transparecer a colegas e líder uma conotação de uma visão restrita do trabalho e certo egoísmo e arrogância profissional. Com essa postura, o profissional irradia para o meio onde trabalha uma imagem negativa, que certamente culminará com conclusões desfavoráveis em suas avaliações futuras.

É necessário reconhecer que todo profissional, em qualquer situação de trabalho, está sujeito a pressões externas. Um contador, por exemplo, à legislação fiscal rígida, aos cumprimentos dos prazos, às normas éticas da empresa, às politicas da empresa, etc. Se tais pressões vêm afetando sua eficiência profissional, algo está errado com sua forma de agir ou reagir.

Provavelmente, numa análise comportamental, este profissional não tem ainda uma consciência profunda de sua incapacidade de mudar essa situação e tem dificuldade em reconhecer e aceitar as variáveis pressionadoras presentes no contorno de sua função. Agindo assim, transferem para essas pressões externas as deficiências no seu desempenho profissional.

A verdade é que o bom profissional não justifica seus erros de forma subjetiva, mas sim, desenvolve dentro de si mesmo competências que lhe permitem se ajustar ao ambiente de pressão onde atua. Se há dificuldades de relacionamento com a liderança, vale a pena descobrir as razoes que deram origem a essa relação conflituosa, conhece-lo melhor, refletir se suas ações são condizentes com as regras do jogo, e principalmente manifestar-se de forma inteligente nos diálogos de “feed back”.

Comentário típico de um coach: se você não pode demitir seu chefe aprenda a conviver com ele e mais ainda, valorize-se diante dele com reações comportamentais que o impressionem.

A teoria da inteligência emocional nos dá boas lições sobre a relação das pessoas com ambientes de trabalho pressionadores. O autoconhecimento é o primeiro passo para praticar a inteligência emocional. Reconhecer virtudes e fraquezas e descobrir formas de canaliza-las para um comportamento positivo é a base para um correto controle emocional.

Pessoas que tem a habilidade do controle emocional, são capazes de administrarem seus próprios sentimentos e ao mesmo tempo adapta-los a cada cenário especifico encontrados pela frente, seja ele favorável ou não.

Reinaldo Chaguri
Cursou Matemática pela Universidade de S.Paulo , e é Administrador de Empresas pela Universidade Mackenzie. Concluiu MBA em RH na FIPECAFI. É certificado em Coach e Master Coach pelo ICI – International Coaching Institute. Autor do livro Manual Pratico da Remuneração Moderna -Editora LTR  tendo atuado como professor do INPG – Instituto Nacional de Pós Gaduação na area de RH. Fez carreira em Recursos Humanos, chegando a função de Diretor de RH em empresas multinacionais. Atualmente Consultor de RH e Coach na Soulan Recursos Humanos.

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