Serviços de consultoria de RH garantem assertividade aos programas de estágios e trainees

Multiracial young creative people in modern office.
0

Geralmente o início de ano é uma fase bastante agitada no mercado de trabalho. Isso ocorre por duas razões: as pessoas estão se movimentando para buscar novos desafios profissionais e as empresas estão efetivando seus trainees e estagiários, o que automaticamente faz com que posições sejam abertas para serem preenchidas por novos talentos.

Já para os jovens, esse é um importante período para quem acaba de se graduar ou está cursando os últimos anos, pois é quando todos se preparam para dar os primeiros passos profissionais, se candidatando para os programas de estágio e trainee realizados pelas grandes empresas. Anteriormente, o segundo semestre era a época de maior demanda para esses processos seletivos, mas isso vem mudando nos últimos tempos, com a alteração da sazonalidade nesse mercado.

Os programas voltados para a identificação de jovens talentos precisam ser realizados com muita cautela e profissionalismo para que as empresas não tenham dor de cabeça no futuro, já que as duas categorias de contratação são regidas por legislações específicas: os trainees têm vínculo empregatício com as empresas, seguindo a CLT, enquanto os estagiários estão submetidos à Lei de Estágio (11.788/2008).

Esse é um dos motivos que torna a atuação de uma consultoria de Recursos Humanos imprescindível nesses processos, pois uma equipe altamente capacitada e atualizada constantemente pode garantir segurança e eficiência para as empresas contratantes.

Além disso, trabalhar com uma consultoria especializada traz outros ganhos às empresas, já que ela deve estar conectada ao ambiente dos jovens, contar com um expressivo banco de talentos, ter convênios com as principais universidades do país e possuir uma visão abrangente pela exposição a diversos segmentos do mercado. Contar com profissionais experientes e dedicados a todas as etapas do processo de seleção de trainees e estagiários também é uma vantagem, já que esses processos levam de 3 a 4 meses para serem concluídos, por terem diversas etapas.

Outro importante diferencial do trabalho de uma consultoria é que ela tem condições de observar, durante o processo seletivo, as competências comportamentais dos candidatos. Isso permite promover uma seleção mais assertiva no sentido de atender às diversas necessidades das contratantes, que procuram jovens alinhados à sua cultura organizacional, com vontade de crescer e dedicados a apoiar o desenvolvimento da empresa – e tudo isso é possível detectar no processo seletivo a partir do uso de ferramentas preditivas.

O jovem deve valorizar a participação nesses programas, pois eles representam o início da sua trajetória profissional. Uma vez contratado como estagiário ou trainee, é importante manter-se atualizado e aproveitar todas as oportunidades que surgirem para acelerar a carreira, como por exemplo fazer contato direto com os executivos, se expor a desafios, se voluntariar para participar de projetos importantes, trabalhar em equipes multidisciplinares, ter atitude de dono, mostrar a capacidade de resolução de problemas, ser resiliente, se comunicar assertivamente, ter visão estratégica, e, sobretudo, adotar uma postura humilde e procurar aprender ao máximo.

Para finalizar, compartilho mais uma importante dica para aqueles que ainda não ingressaram em um programa mas estão à procura de uma oportunidade: inscrevam-se em processos seletivos de companhias que tenham aderência aos seus interesses e valores pessoais. Para isso é necessário analisar a empresa, as áreas e vagas oferecidas, o segmento de atuação etc., e concentrar esforços nos processos daquelas com as quais tenham maior identificação, pois, às vezes, no anseio de entrar no mercado de trabalho, os jovens se inscrevem em vários programas e não conseguem se preparar como deveriam para aqueles que mais interessam.

Se as empresas contarem com serviços especializados de consultoria e os candidatos seguirem essas dicas, as chances de sucesso para ambos certamente aumentarão

Angelina Assis – psicóloga e gerente de Relacionamento com Clientes do Grupo Soulan.

EMPRESA ALTAMENTE RECONHECIDA