Está precisando de contratações temporárias? Conte com a expertise do Grupo Soulan

ALT_Soulan_Temporarios_ABRIL
0

A contratação temporária, tanto para atender uma demanda extraordinária quanto para substituir um trabalhador efetivo, pode ser uma excelente solução para os problemas que as empresas têm enfrentado com processos de seleção mal conduzidos, dificuldades de treinamento e até mesmo na retenção de alguns de seus talentos.

Mas para isso é importante que a empresa intermediadora dessa mão de obra temporária realize um adequado e assertivo processo seletivo e gerencie a contratação com responsabilidade trabalhista e foco total nos interesses e necessidades da empresa tomadora.

Isso sem contar que o trabalho temporário, previsto nos termos da Lei Federal 6.019/74 com atualização pela Lei 10.060/2019, também se configura, atualmente, como um importante instrumento no combate e na redução dos níveis de desemprego no país, que infelizmente ainda seguem altos.

A contratação temporária possui sazonalidades no mercado, tendo maior demanda em datas importantes para o varejo, como Natal, Páscoa, Dia das Mães etc. Entretanto muitas empresas demandam esse tipo de contratação durante todo o ano, para cobrir ausências no quadro de colaboradores, afastamento por licenças e até períodos de férias. Um exemplo de sazonalidade é a Páscoa – neste ano foram abertas mais de 15 mil vagas temporárias, segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem).

No segundo semestre do ano passado, ainda sob o impacto da pandemia, a expectativa dos especialistas que previam um grande aumento nas contratações temporárias teve que ser reavaliada, mas, mesmo assim, mais de um milhão de profissionais foram contratados nessa modalidade. Ao todo, mais de 2.400.000 empregos temporários foram gerados em 2021, colaborando fortemente com a sustentação da economia no país.

Para este ano, apesar das incertezas políticas, dos problemas relacionados à inflação e do próprio desemprego, a expectativa da Asserttem é que haja um aumento de 10% no número de vagas criadas em todo o Brasil em relação ao ano passado, sendo a indústria a maior contratante de mão de obra temporária, seguida de perto pelos setores de varejo e serviços.

Os benefícios da contratação de temporários são diversos, mas, diferentemente do que muitos podem pensar, essa modalidade exige ainda mais atenção e cuidados, pois qualquer erro no processo pode resultar em processos trabalhistas.

Reconhecendo as especificidades desse tipo de contratação, muitas empresas optam por contar com a experiência e profissionalismo de consultorias especializadas no tema, como o Grupo Soulan, empresa homologada no Ministério da Economia e autorizada a prestar este tipo de serviço.

Com uma área totalmente dedicada à contratação de temporários, seja para substituição transitória de pessoal efetivo ou para atender a um aumento extraordinário de demanda de trabalho, o Grupo Soulan responsabiliza-se por todos os processos envolvidos. Atua desde a seleção até a administração do temporário, contabilizando quase um milhão de contratações temporárias para mais de 5.000 clientes, possibilitando que essas empresas foquem seus esforços na obtenção de resultados positivos para seus negócios.

Porém, atualmente, mais do que selecionar bons profissionais, as empresas estão buscando aqueles que tenham real aderência ao perfil que a empresa espera e necessita, mesmo quando se trata de temporários. Por isso é cada vez mais importante contar com os serviços de consultorias que ofereçam ferramentas de análises preditivas.

O Grupo Soulan, além de todo conhecimento acumulado ao longo de seus 33 anos de mercado, oferece o grande diferencial de selecionar os profissionais usando dados gerados a partir dos resultados de ferramentas de avaliações psicométricas. Quando aplicadas desde o início do processo seletivo, essas ferramentas inovadoras oferecem um nível de assertividade na escolha dos candidatos de mais de 80%. Isso contribui inclusive para a efetivação desses profissionais, já que dados do mercado mostram que de 20% a 30% dos temporários são efetivados, dependendo do seu nível de entrega e comprometimento com os resultados das empresas.

*Anderson Nagado – É administrador de empresas e diretor de Consultoria do Grupo Soulan.

EMPRESA ALTAMENTE RECONHECIDA

Olá! Posso tentar te ajudar por aqui? É só clicar em mim!