Quer ser um líder melhor? Descubra a personalidade e o potencial de cada profissional de sua equipe

Man in headset having break and drinking coffee while working at home
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Não é de hoje que o mundo do trabalho vem passando por mudanças, mas de um ano para cá a pandemia acelerou ainda mais esse processo e acabou por colocar efetivamente as pessoas no centro das relações trabalhistas e decisões empresariais.

O trabalho remoto, as preocupações com o risco de contaminação, o aumento da atenção com a saúde mental dos colaboradores, entre outros aspectos, têm feito com que as empresas reavaliem muitas de suas estratégias de negócios, jogando luz sobre aspectos que antes não eram tão evidentes assim, como a importância de contar com líderes mais empáticos e a necessidade de entender e valorizar seus profissionais neste momento difícil.

E quando falamos em valorizar o ser humano, respeitar suas limitações ou até de que forma suas habilidades, sejam elas quais forem, influenciam em cada tomada de decisão, não podemos esquecer que por trás de tudo isso está a personalidade de cada pessoa.

Nesse sentido, o que pretendemos analisar hoje é de que forma a personalidade de um líder vai impactar positivamente ou não nos resultados de sua equipe e, por consequência, no sucesso da empresa.

Os especialistas dizem que personalidade é a combinação de valores, visões de mundo, respostas definidas, padrões de pensamento e características, que são aspectos relativamente estáveis de um indivíduo. Podemos dizer que são as qualidades inatas de uma pessoa que evoluíram por meio de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, e podem ser desenvolvidas em uma idade precoce, mas que geralmente permanecem estáveis e constantes em uma pessoa por toda a sua vida.

Compreender os traços de personalidade de uma pessoa permite ter uma visão valiosa sobre como e por que um indivíduo desenvolve seu trabalho de uma determinada maneira e se algo relacionado a sua personalidade pode se tornar um ponto de atenção na carreira desse indivíduo.

Nesse sentido, a avaliação de personalidade oferece uma percepção profunda das características que orientam a maneira como as pessoas trabalham, fornecendo informações de como elas lidam com metas, estresse, mudanças, criatividade, risco e competição dentro de uma equipe ou entre equipes.

Hoje, as áreas de RH das empresas têm ao seu dispor diversas ferramentas que facilitam a identificação do traço de personalidade, e que dão uma visão preditiva sobre como os profissionais podem se encaixar em um cargo e até ajudá-los a apoiar, gerenciar e se comunicar com seu pessoal da melhor forma possível.

Quando um líder sabe exatamente quem são as pessoas de sua equipe tudo fica mais fácil, afinal ele conseguirá ter uma visão ampla sobre cada profissional, antecipando, inclusive, o potencial de cada um. Com esse “retrato” de cada profissional, a liderança acaba se beneficiando também, pois pode se enquadrar ou se adaptar para se comunicar com cada um da melhor forma, já que, sabendo qual é a sua personalidade, o líder pode desenvolver, ferramentas para facilitar o dia a dia do trabalho, a comunicação e o estabelecimento de metas de acordo com o potencial de entrega de cada profissional, entre tantas outras questões que podem melhorar os resultados da equipe e da empresa como um todo.

Em 1998, os especialistas Frank L. Schmidt e John E. Hunter, da American Psychology Association, realizaram uma pesquisa mostrando que os traços de personalidade dos indivíduos, bem como os traços comportamentais e as aptidões, são mais importantes para uma maior produtividade e desempenho do funcionário em sua função do que suas experiências anteriores.

Com isso, asseguramos que a avaliação de personalidade é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento de liderança e recrutamento, já que contribui na identificação dos melhores perfis, inclusive aqueles com potencial para ocuparem posições de liderança.

Com a ferramenta de Avaliação de Personalidade, os líderes também podem conhecer mais a si mesmos e também os pontos que devem ser melhorados para otimizar o relacionamento com suas equipes, a partir da exploração dos níveis de cada personalidade de seus profissionais, tendo uma visão profunda do indivíduo e de suas características, e ajudando a construir uma força de trabalho produtiva e engajada.

Marcelo Souza – CEO do Grupo Soulan e Country Manager da Thomas International Brasil

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