Em períodos de grande movimentação no varejo nacional, como Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, entre outras datas sazonais, o setor enfrenta um desafio recorrente: contratar, treinar e integrar rapidamente profissionais temporários sem comprometer a qualidade de suas operações.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), apenas no Natal de 2024 foram criadas mais de 98 mil vagas temporárias. Embora ligeiramente abaixo do volume registrado no ano anterior, o número confirma a relevância estratégica desse tipo de contratação para potencializar os negócios das empresas varejistas.

O principal entrave para uma contratação assertiva é o curto prazo para o preenchimento das vagas. Com o mercado aquecido, a disputa por bons profissionais se intensifica, exigindo agilidade nos processos seletivos. Além disso, a escassez de tempo para treinamentos prejudica a adaptação dos contratados, podendo afetar o desempenho inicial.

Outro desafio comum é a falta de engajamento. Muitos acabam abandonando a posição antes do término do contrato, atraídos por propostas de efetivação em outras empresas. Isso gera prejuízos ao contratante, tanto em termos de tempo quanto de investimento.

Nesse cenário, o planejamento antecipado torna-se essencial. Com base em dados históricos e projeções de demanda, é importante antecipar a abertura das vagas e o início do processo seletivo, ampliando a qualidade das contratações. Além disso, o processo admissional bem organizado contribui para manter as pessoas candidatas engajadas com o início de suas atividades na empresa contratante, e é possível otimizar essa etapa com o auxílio de plataformas digitais.

Treinamentos objetivos e onboarding otimizado e acolhedor também contribuem para minimizar riscos e melhorar a integração dos novos colaboradores. Hoje, existem plataformas on-line e materiais interativos que facilitam muito o acesso à cultura organizacional e aceleram o entendimento das funções, especialmente para quem não tem experiência prévia no varejo. Processos de integração bem realizados contribuem para a permanência dos profissionais.

Um diferencial competitivo nesses processos é contar com consultorias especializadas, que possuem amplos recursos e expertise em processos de recrutamento e seleção. Elas podem oferecer um suporte técnico e estratégico alinhado ao ritmo acelerado do varejo, que resulte na compatibilidade técnica e comportamental dos profissionais escolhidos, atrelando agilidade com qualidade.

A definição clara do perfil profissional buscado é outro fator decisivo. Um processo seletivo ágil não significa abrir mão da qualidade, desde que critérios técnicos e comportamentais estejam bem estabelecidos. O uso de tecnologias como ATS (Applicant Tracking System), inteligência artificial para triagem de currículos, testes comportamentais e etapas em vídeo agilizam as contratações sem comprometer a análise qualitativa da pessoa candidata.

E o mais importante: mesmo com o uso crescente de tecnologia nos processos seletivos, é fundamental manter uma abordagem humanizada. A vivência profissional e o perfil comportamental da pessoa candidata devem estar no centro das decisões. Afinal, estamos falando de gestão de pessoas.

Mesmo em contratações temporárias, engajar é possível e importante. É essencial alinhar de forma clara e objetiva as expectativas com os profissionais desde o início e, caso haja a possibilidade de efetivação no cargo, enfatizar essa informação pode funcionar como um incentivo adicional. Nesse caso, o monitoramento de desempenho, os feedbacks e a inclusão nos processos internos fortalecem o senso de pertencimento e podem ser um caminho para, futuramente, abrir portas na empresa.

Em um mercado altamente competitivo, acelerar os processos seletivos sem perder qualidade é um grande diferencial. Com estratégias intencionais e combinadas, isso é possível! A contratação temporária deixou de ser apenas uma resposta pontual e tornou-se parte de uma importante estratégia de negócio e gestão de time, impulsionando resultados e fortalecendo a competitividade das empresas.

 Gabriela Damaceno – Coordenadora de Atração e Seleção do Grupo Soulan

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