Estamos vivendo a era da transformação digital, que impacta organizações globalmente. As empresas precisam reconhecer o potencial da tecnologia e como a gestão de dados pode afetar positivamente os resultados de negócios as diferenciando em seus mercados.

Os avanços tecnológicos transformam todo o ecossistema empresarial, incluindo a área de gestão de pessoas, tão importante para o crescimento e sucesso das companhias. Podemos dizer que a área está vivenciando uma verdadeira revolução impulsionada pelo People Analytics, que consiste na análise de dados para a tomada de decisões relacionadas aos recursos humanos.

Quando se trata dos dados gerados pelas empresas, especialistas enfatizam que não basta ter à disposição um grande volume deles, mas sim saber gerenciar esses dados e utilizá-los de forma adequada nas tomadas de decisão necessárias às estratégia de negócios.

O People Analytics proporciona benefícios em diversas atividades, como recrutamento, seleção, retenção, gestão de talentos, desenvolvimento, custos e produtividade, indo muito além dos indicadores clássicos de RH e permitindo identificar as causas dos problemas e gerar mais valor para a empresa.

Tanto é assim que uma pesquisa do LinkedIn mostrou que o setor de RH está cada vez mais interessado no potencial do People Analytics aplicado à gestão de pessoas. Participaram do estudo cerca de 7 mil profissionais de RH, em 35 países, dos quais 73% afirmaram que a análise de dados ligada ao comportamento dos funcionários será uma prioridade para as empresas nos próximos cinco anos.

O People Analytics pode resultar na otimização de processos e redução de custos, diminuição do turnover, atração de talentos, melhorias do desempenho e na produtividade das equipes, contratações mais assertivas, ganhos em diversidade nas empresas, entre outros. A ferramenta não só ajuda a identificar gaps nos processos de RH como também sugere melhorias.

Entre os muitos os benefícios proporcionados pelo People Analytics, podemos destacar as recomendações para personalização das abordagens a cada funcionário, o que aumenta a sensação de acolhimento e pertencimento, além de impulsionar a promoção da inclusão.

Para avançar nesses pontos, o mercado oferece uma extensa gama de testes psicométricos que fornecem relatórios comportamentais, de personalidade, inteligência emocional e potencial de liderança para suas equipes. A partir desses relatórios, os gestores conseguem entender melhor a personalidade dos profissionais, identificar treinamentos e ações para desenvolvê-los individualmente, prever e identificar tendências de comportamento no ambiente de trabalho, criar um ambiente mais próximo do bem-estar dos colaboradores e facilitar análises para futuras ascensões de carreira.

Em resumo, o People Analytics, se usado de forma ética e responsável, é uma ferramenta poderosa para a gestão de pessoas, trazendo resultados positivos e rápidos a curto, médio e longo prazos. E o mais importante quando falamos de gestão de pessoas, ele potencializa o contato entre as pessoas, permitindo aos gestores e líderes construir uma cultura corporativa forte e focada no desenvolvimento do potencial humano. As empresas que investem em People Analytics estão na vanguarda da gestão de pessoas, colhendo os frutos de uma abordagem mais estratégica e humanizada.

E você, vai liderar suas equipes com uma visão de futuro ou continuar no passado?

Bruna Cabral – Head de Dados e PCP e consultora de Business Intelligence do Grupo Soulan