O trabalho temporário tem um grande valor social para a economia como um todo, pois traz vantagens para as empresas e para os profissionais. Exatamente por conta da relevância desse modelo de trabalho, bem como para atender as particularidades do mercado nacional, foi promulgada a Lei 6.019/74, permitindo que as organizações contratem trabalhadores por um período determinado.

As vagas nesse formato, que aumentam sazonalmente todos os anos, acabam se tornando uma valiosa oportunidade para os profissionais em busca de renda em um cenário de baixa empregabilidade.

No Brasil, o aquecimento para as contratações temporárias geralmente começa em setembro, visando as datas comemorativas que são uma tradição em nosso calendário, como Dia das Crianças, Black Friday,  Natal e Ano Novo, e segue firme no primeiro trimestre do ano, considerando Carnaval e Páscoa.

Para atender as demandas das festividades de fim de ano, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) previa a criação de mais de 470 mil vagas de emprego temporário em 2023. Já para este primeiro trimestre, a associação indica que serão criados 780 mil novos postos de trabalho temporário em todo o Brasil – aumento impulsionado pela indústria, principalmente com foco nas vendas da Páscoa e 6% maior na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Apesar dos bons ventos que estão soprando para as contratações temporárias, as companhias que estão pensando em aderir ao formato para completar  seus quadros precisam estar bastante atentas ao que determina a legislação trabalhista para evitar possíveis riscos empregatícios.

Nesse cenário, é primordial poder contar com os serviços de uma agência intermediadora devidamente homologada e habilitada pelo Ministério do Trabalho para gerenciar esses contratos. Essas agências são capazes de administrar todo o fluxo salarial dos profissionais alocados na empresa, incluindo pagamento do salário mensal, benefícios e encargos sociais e trabalhistas da folha de pagamento.

Pensando em facilitar as atividades de contratação temporária, o Grupo Soulan está ampliando seu portfólio de serviços com o lançamento da SOUFAST, Divisão de Contratações Temporárias na área de logística, reconhecidamente uma das que mais contratam profissionais temporários.

Essa solução inovadora visa atender às demandas específicas do setor logístico, proporcionando às empresas a oportunidade de impulsionar as operações com flexibilidade, praticidade e profissionalismo.

A SOUFAST foi projetada para simplificar as necessidades de mão de obra temporária e oferece uma grande variedade de perfis especializados, prontos para se integrarem à equipe efetiva em curto espaço de tempo.

Através dessa divisão, além de terem acesso a ampla variedade de perfis, as companhias passam a contar com gestão eficiente, que inclui controle de indicadores, relatórios periódicos e suporte técnico, o que garante operações fluidas e, o mais importante, com colaboradores preparados e valorizados, o que resulta em excelente relacionamento com os gestores diretos.

Outro grande diferencial da SOUFAST é proporcionar agilidade na seleção dos profissionais, bem como assertividade na escolha do perfil mais indicado ao escopo das vagas disponíveis, tudo isso sem burocracia e com a excelência e a expertise de quem já administrou cerca de meio milhão de contratos temporários em mais de 5 mil empresas clientes.

Reconhecidamente, além de contribuir para o índice de empregabilidade do país, a contratação temporária também se apresenta como uma oportunidade de aumentar a produtividade nos quadros corporativos. Do lado do profissional, o trabalho temporário pode ser um passo importante rumo a uma vaga efetiva, já que é nesse momento que ele pode mostrar todo o seu potencial e as habilidades comportamentais e técnicas que fazem toda a diferença no dia a dia das atividades.

A Asserttem também prevê que, das 780 mil vagas temporárias abertas neste ano, a perspectiva de efetivação é de 22%, ou seja, os profissionais que se adequarem à cultura empresarial e apresentarem bons resultados no período aumentam suas chances de continuar na equipe em formato efetivo.

Importante reforçar que os processos de atração e seleção para vagas temporárias devem receber a mesma atenção e cuidados considerados na contratação efetiva.

Anderson Nagado – Diretor Comercial do Grupo Soulan