A menos de três meses do final do ano, os dados sobre empregabilidade no Brasil estão se mostrando muito animadores. Segundo o Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), só em agosto foram criadas mais de 220 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada.

Até o fim de dezembro, a expectativa do MTE é a geração de cerca de 1,3 milhão empregos formais, com os setores de varejo e serviços despontando como os mais promissores na criação de postos de trabalho, podendo alcançar quase 800 mil vagas.

Entre esses bons indicativos estão as vagas temporárias, que existem para suprir as demandas e as necessidades sazonais de final de ano, que se dão essencialmente pelo aumento no movimento do comércio em geral, devido a datas como a Black Friday e o Natal. De acordo com a ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), a previsão é de que sejam abertas mais de meio milhão de vagas temporárias nesse período.

Tais números surgem como um alento, já que estamos falando de um ano em que não tínhamos projeções que indicassem um grande crescimento da economia. As projeções do PIB partiram de 0,5%, no início do ano, para 2,5% agora no terceiro trimestre, segundo os especialistas. Isso demonstra uma reação efetiva da economia, o que trará impactos positivos à população.

Vele lembrar que diversos setores – como agronegócio, saúde, bens de consumo, construção civil e principalmente o de tecnologia – têm demonstrado bastante resiliência e solidez, mesmo em tempos de pandemia e crise, e a contribuição desses segmentos neste final de ano será fundamental também para garantir que a expectativa do volume de contratações efetivas e temporárias seja de fato alcançada.

Pensando na alta demanda por empregos temporários prevista pela ASSERTTEM, os destaques de contratação devem ficar para as lojas físicas de varejo, o atendimento de e-commerce e o setor de serviços, puxados por logística e pelo segmento hoteleiro. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a perspectiva da associação é de um crescimento de 8 a 10% nas contratações temporárias por todo o Brasil.

E quando falamos de temporários, é muito importante que as empresas contratantes se atentem às exigências e determinações legais desse formato de contratação, para evitar riscos trabalhistas com a mão de obra. Um dos principais cuidados é contar com uma agência intermediadora que seja devidamente homologada e habilitada no Ministério do Trabalho para realizar a gestão desses contratos, pois é ela quem irá administrar todo o fluxo salarial dos profissionais alocados na empresa, que envolve pagamento do salário mensal, benefícios e todos os encargos sociais e trabalhistas da folha de pagamento.

Também é importante lembrar que a modalidade de contratação temporária, largamente utilizada nos finais de ano, pode ser implantada em qualquer momento por uma empresa, seja para cobrir um colaborador efetivo em férias, afastamento médico ou licença, seja para atender um aumento de demanda que requeira mais mão de obra para apoiar determinado setor.

Além de contribuir de forma significativa com o índice de empregabilidade no país, a contratação temporária é sempre uma oportunidade de oxigenar a produtividade da empresa e, para o profissional contratado, uma grande chance de mostrar seu potencial e habilidades, já que ele pode até ser efetivado ao final do período combinado. E é por isso que a atração e seleção desse perfil de profissional no mercado deve ser feita com os mesmos critérios e cuidados com que é feita uma contratação efetiva.

O Grupo Soulan está há mais de 35 anos promovendo a gestão completa de contratações temporárias, com mais de 5 mil empresas atendidas, prezando sempre por uma relação humanizada de parceria, inovação tecnológica e responsabilidade trabalhista, com foco em processos seletivos ágeis, assertivos e totalmente digitais, para atender de forma precisa suas demandas temporárias.

Quem sabe o próximo talento de sua empresa não venha de uma contratação temporária?

Anderson Nagado – Diretor Comercial do Grupo Soulan