Após 24 anos, em novembro de 2023, o Ministério da Saúde atualizou a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). A publicação das novas diretrizes, que visam orientar a atenção integral à Saúde do Trabalhador, inclui 165 patologias ocupacionais, entre elas o burnout, transtornos depressivos e de ansiedade, além da covid-19.

Essa mudança tem por objetivo dar mais segurança aos trabalhadores, uma vez que os transtornos de saúde mental deixam de ser tratados como casos isolados e se tornam responsabilidade das empresas, que a partir deste ano devem ajustar suas políticas de cuidados e atenção aos trabalhadores para tornar o ambiente de trabalho mais saudável.

A saúde mental pode ser considerada como um estado de bem-estar emocional, psicológico e social que permite às pessoas lidarem com as situações diárias de forma eficaz e adaptativa. Alguns indicadores de boa saúde mental incluem equilíbrio emocional, resiliência, autonomia, relacionamentos interpessoais saudáveis, propósito de vida e adaptação às mudanças. É importante lembrar que a saúde mental é um espectro e que é normal se deparar com desafios emocionais ao longo da vida. No entanto, se uma pessoa estiver enfrentando dificuldades persistentes que afetam significativamente a qualidade do seu dia a dia, é importante buscar apoio profissional.

Dentro das organizações, a saúde mental é fundamental para o bem-estar dos funcionários, assim como para o desempenho da empresa. Uma cultura organizacional que a promova cria um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. Funcionários com boa saúde mental tendem a ser mais engajados, motivados e resilientes, resultando em maior produtividade e menor absenteísmo e rotatividade.

Nesse cenário, o profissional de Recursos Humanos tem um papel fundamental, pois deve participar da criação de um ambiente de trabalho favorável ao bem-estar emocional. Isso inclui a implementação de programas de apoio psicológico, treinamento de gestores para lidar com questões relacionadas à saúde mental e a oferta de recursos para lidar com o estresse e a ansiedade.

Para promover o bem-estar psicológico dos seus profissionais, é recomendado que as empresas invistam no desenvolvimento de uma cultura de apoio e respeito. Isso é possível a partir de iniciativas que envolvem uma comunicação transparente, a promoção do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, para o gerenciamento do estresse e a carga de trabalho, e o desenvolvimento de uma liderança empática, que inclua apoio gerencial.

Atualmente, temos visto muitas empresas aplicando boas práticas com o objetivo de tornar a vida do trabalhador mais saudável. Elas assumiram a responsabilidade de acabar com o estigma e o preconceito em relação a questões psicológicas, promovendo a conscientização, criando uma cultura de abertura, oferecendo recursos e apoio, desenvolvendo políticas de inclusão e eliminando linguagem e comportamentos estigmatizantes.

A partir desses exemplos, temos observado o quanto o diálogo sobre saúde mental é fundamental para criar um ambiente mais solidário e inclusivo. Isso não só beneficia os funcionários, mas também melhora a produtividade e a cultura organizacional. Ao desmistificar a saúde mental no local de trabalho, as empresas podem identificar e responder mais eficazmente às necessidades de seus profissionais, oferecendo recursos e suporte adequados.

Algumas práticas que empresas estão adotando para promover a saúde mental dos funcionários e que podem inspirar outras organizações incluem:

  • Oferecer flexibilidade no trabalho, como trabalho remoto e horários flexíveis;
  • Implementar programas de bem-estar mental, como workshops e recursos on-line sobre gerenciamento do estresse e técnicas de relaxamento;
  • Disponibilizar aconselhamento e terapia;
  • Realizar treinamentos para gerentes sobre como reconhecer sinais de problemas de saúde mental;
  • Gerenciar a carga de trabalho dos funcionários de forma equilibrada e oferecer apoio durante períodos de alta demanda;
  • Estabelecer protocolos e recursos para oferecer apoio em momentos de crise.
  • Incentivar práticas de autocuidado, como pausas regulares durante o expediente e atividades físicas;
  • Realizar avaliações regulares de saúde mental para identificar questões passíveis de melhoria.

Em resumo, a promoção da saúde mental nas empresas não só beneficia o bem-estar individual, mas também é essencial para o sucesso dos negócios, e será um tema central nos debates do setor de RH daqui para o futuro. Portanto, as lideranças das organizações devem estar atentas e começar a investir em programas e políticas adequadas. Com isso, os resultados serão benéficos para todos! 

Ícaro Tambori é psicólogo e Head de Programas e Projetos de Atração e Seleção do Grupo Soulan.