Neste ano em que chegamos a três décadas e meia de atuação, como fundador do Grupo Soulan, entendo ser primordial celebrar nossa importante trajetória falando sobre a evolução do setor de Recursos Humanos. Temos grande orgulho de ter acompanhado e participado ativamente das principais mudanças dessa área tão vital para o crescimento e desenvolvimento das organizações.

Sabemos que as empresas só são o que são por causa das pessoas, aquelas que, dia após dia, desenvolvem suas atividades com empenho, comprometimento e profissionalismo.

Nesse sentido, cada vez mais os especialistas de Recursos Humanos – e aqui incluo o time de profissionais do Grupo Soulan – se dedicam a abordar práticas e temas sobre a valorização do capital humano, atuando para desenvolver iniciativas que destaquem o trabalho com propósito e as principais tendências relacionadas a diversidade, para que assim possam contribuir na construção de empresas mais produtivas, criativas, inclusivas e rentáveis. Também é preciso incluir nas atividades dos profissionais de RH a dedicação a criar condições justas de trabalho, afinal sabemos que este é um dos direitos mais basilares para a evolução das pessoas e da sociedade, como define o artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Olhando todas essas atribuições da área de RH, fica clara a sua evolução ao longo das décadas. O setor acompanha de perto as mudanças do mercado de trabalho para atender e até se antecipar às demandas das organizações. Para mim, é motivo de muito orgulho, ao olhar para trás, ver que acompanhei grande parte dessa evolução e fui capaz de implementá-la em nosso Grupo, de forma a atender nossos clientes sempre com a máxima excelência.

Entre os muitos avanços do setor, um dos principais que detectamos foi uma mudança de mindset dos profissionais de Recursos Humanos, que antes trabalhavam apenas como integrantes de um típico Departamento Pessoal, com atividades operacionais e burocráticas. Agora, o que observamos são profissionais que atuam no chamado RH Digital.

A evolução tecnológica, obrigatória para qualquer organização, trouxe o RH para o mesmo patamar das demais áreas da organização, com a digitalização da maior parte das atividades. Outro ponto relevante dessa evolução se deu mais especificamente pela ascensão do Head de RH, atuando no nível de diretor, ou seja, este profissional saiu de uma posição basicamente operacional e passou a participar dos diálogos promovidos no alto escalão das empresas, atuando como um decisor e líder estratégico dentro das organizações.

Hoje, as pessoas estão no centro de todas as decisões das empresas, mas isso ganhou mais força a partir de 2004, com o surgimento da sigla ESG (Environmental, Social and Governance), que, em tradução livre, significa Meio Ambiente, Social e Governança. Esse conceito surgiu como um desafio e um chamamento da Organização das Nações Unidas (ONU) para que o setor privado contribua com a construção de um futuro mais sustentável.

O comprometimento das empresas, incluindo o setor de RH, no construção de uma agenda ESG mais eficiente, principalmente no que se refere às iniciativas de inclusão, certamente é um dos principais avanços vivenciados pelos profissionais de RH. Afinal, nos tornamos protagonistas dessa transformação tão necessária ao mercado de trabalho e, por que não dizer, de mundo.

Em nossa trajetória, nos apresentamos ao mercado e, principalmente, aos clientes com produtos e serviços que acompanharam as inovações e muitas vezes anteciparam as novidades, sempre com o objetivo de entregar soluções capazes de tornar a gestão de pessoas mais eficiente, assertiva e produtiva.

Com isso, eles puderam focar seus esforços em alcançar as estratégias de negócios que são fundamentais para a perenidade das empresas. Em reconhecimento a essa dedicação, ao longo desses anos ganhamos três vezes o Top of Mind RH e figuramos entre as cinco primeiras consultorias da lista na maioria das premiações, um verdadeiro selo de confiança concedido pelos profissionais de RH de todo o Brasil a pessoas e empresas que se destacam no segmento.

Nesses 35 anos, o Grupo Soulan tem conseguido êxito em muitos desafios que o ambiente de negócios nos impõe, mas não posso deixar de mencionar o maior deles, a pandemia, que de um dia para o outro exigiu de nossos gestores um realinhamento total de rota. E hoje, passados dois anos daquele “pesadelo”, entendo que só conseguimos superar essa fase pois tínhamos uma equipe de profissionais altamente capacitada e focada em entregar sempre o melhor, independente dos desafios à frente, já que nosso propósito é trabalhar para tornar o dia a dia de nossos clientes mais feliz.

Sempre defendi que nosso objetivo é ser considerada a melhor empresa para serviços de RH e tenho grande orgulho em ver que, pelo trabalho e dedicação dos líderes e gestores da consultoria, estamos no caminho certo.

Olho para o futuro com a confiança de que continuaremos a liderar esse mercado, compartilhando os sucessos de nossos clientes a partir de todas as soluções que fornecemos, criadas especificamente para contribuir com o crescimento sustentável de todas as empresas.

Assim como o setor de RH, o Grupo Soulan evoluiu e quer apoiar também na evolução de seus clientes, com inovação, novas tecnologias e, o mais importante, iniciativas que garantam às empresas um excelente clima organizacional, com bem-estar e acolhimento para seus times.

Parabéns a todos e sucesso sempre!

Ademir de Souza, fundador e Conselheiro do Grupo Soulan