Retornar ao mercado de trabalho após a maternidade é um desafio significativo enfrentado por mulheres em todo o mundo, especialmente para aquelas com filhos de até seis anos, que demandam maior atenção e cuidados. Segundo a terceira edição do estudo “Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”, do IBGE, em 2022 apenas 56,6% das mulheres entre 25 e 54 anos com crianças nessa faixa etária estavam empregadas. Em contraste, a taxa de ocupação entre mulheres sem filhos era de 66,2%.

Mães no Mercado de Trabalho

O estudo também aponta uma disparidade significativa em relação aos homens na mesma faixa etária. A presença de crianças em casa não parece impactar sua participação no mercado de trabalho: enquanto 82,8% dos homens sem crianças estavam ocupados, essa taxa subia para 89% entre aqueles com filhos de até seis anos, evidenciando uma realidade distinta da enfrentada pelas mulheres.

Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) revelam que 48% das mulheres deixam o mercado até dois anos após a licença-maternidade, muitas vezes devido à falta de políticas de apoio e flexibilidade nas empresas. Portanto, esse contexto reforça a necessidade de iniciativas que permitam às mães conciliar suas responsabilidades familiares com suas carreiras.

Programa Mamães Recrutadoras

Diante desse cenário, o Grupo Soulan criou o Programa Mamães Recrutadoras, lançado em 2019, para promover oportunidades de trabalho flexíveis para mães. O programa começou como um simples teste, por meio de um anúncio numa rede social, e rapidamente evoluiu para um modelo estruturado e de grande impacto.

O programa que já inclui diversas profissionais com filhos pequenos no mercado de trabalho, atende mães em diferentes realidades, incluindo aquelas com filhos atípicos ou múltiplos, e oferece flexibilidade para que possam trabalhar de casa, conciliando a maternidade com suas atividades profissionais.

Com o sucesso da iniciativa, uma nova edição do programa será lançada em janeiro de 2025, sendo gratuita e 100% on-line. Além disso, esta edição é direcionada a mães com mais de 40 anos e filhos de até 12 anos, oferecendo capacitação teórica e prática na área de Recursos Humanos. O objetivo é prepará-las para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

Flexibilidade e inclusão para mães no trabalho

O impacto da flexibilidade no mercado de trabalho é evidente. Relatórios mostram que políticas rígidas de retorno ao trabalho presencial têm prejudicado os avanços conquistados pelas mulheres. Segundo um levantamento recente da Motherly, o percentual de mães que optam por ficar em casa aumentou de 15% em 2022 para 25% em 2023. Além disso, 18% das mulheres mudaram ou abandonaram seus empregos no último ano, com quase metade delas citando o cuidado dos filhos como principal motivo. Entre as mães fora do mercado de trabalho, 64% afirmaram que precisariam de uma oportunidade de trabalho flexível para considerar o retorno.

Empresas que adotam políticas inclusivas não apenas ajudam a reduzir desigualdades, mas também fortalecem sua performance organizacional. Em 2020 a McKinsey&Company divulgou seu relatório Diversity Wins: How Inclusion Matters (em tradução livre, A Diversidade vence: como a inclusão importa). Que destaca a diversidade no ambiente corporativo como um dos principais fatores para o sucesso das empresas.

O Programa Mamães Recrutadoras exemplifica como iniciativas inclusivas e flexíveis podem transformar a realidade de mulheres no mercado de trabalho. Essas ações ajudam a promover o equilíbrio entre maternidade e carreira. Além disso, à medida que mais empresas adotam essas práticas, elas contribuem para que mulheres superem barreiras estruturais impostas pelo machismo e pela misoginia. Consequentemente, as organizações também se beneficiam com equipes mais diversificadas e engajadas.

A inclusão e a flexibilidade não são apenas soluções para um problema social, mas também um diferencial estratégico para o sucesso no mercado atual.

Tais Rocha de Souza – É psicóloga, especialista em Diversidade e diretora de Operações do Grupo Soulan.

Você também pode gostar de ler: “Mercado de trabalho segue desafiador para mulheres com filhos”

mercado de trabalho

Conte com o Grupo Soulan para descomplicar seu RH!

Desenvolver uma trajetória corporativa de sucesso demanda tempo. Se um dos objetivos da sua empresa para este ano é atrair talentos que se encaixem perfeitamente em suas necessidades, saiba que estamos prontos para ajudar.

Acompanhe nosso LinkedIn e fique atualizado.